09/04/2017

OS 13 PORQUÊS, JAY ASHER

Eu comecei a ler Os Treze Porquês antes das minhas provas regimentais do ano passado, e por isso eu precisei parar de ler na metade, o que foi bem difícil, porque é um livro realmente maravilhoso! Ele virou uma série produzida pela Netflix, que estreou no último dia 31, então esse título deve estar bem fresquinho na sua cabeça, certo? O mais engraçado é que não é uma leitura longa, mas você vive tanta coisa dentro das páginas que vira um daqueles aprendizados pra gente levar pra vida. Ele vai fazer você enxergar as coisas bem diferentes, talvez de uma maneira que você nunca tenha parado para imaginar.
Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra um misterioso pacote com várias fitas cassetes. Ele ouve as gravações e se dá conta de que foram feitas por uma colega de classe que cometeu suicídio duas semanas antes. Nas fitas, ela explica que 13 motivos a levaram à decisão de se matar. Clay é um deles. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.
A história vai rodar em torno do nosso protagonista Clay Jensen, que encontra um pacote de fitas ao voltar do colégio, e não entende o motivo. As fitas foram enviadas por Hannah Baker, mas com um contratempo: agora ela está morta. Deixando fitas com motivos que a levaram ao suicídio. A regra é simples, quem recebe precisa escutar e depois repassar para o próximo nome na lista, e Clay não faz ideia do porque o nome dele está no meio desses, afinal Hannah era sua amiga.
- Como você está se sentindo hoje?
- Nesse exato momento?
- Nesse exato momento.
- Nesse exato momento, me sinto perdida, eu acho, meio vazia.
- Vazia como?
 Simplesmente vazia. Simplesmente nada. Não me importo mais.
Todo o suspense é gerado ao escutar o que Hannah conta sobre cada uma das pessoas, sobre Justin, Jessica, Alex, cada uma delas. A agonia, o medo, a insegurança que ninguém sequer percebia quando ela estava viva, é possível encontrar em cada fita gravada. Porquês que Clay nem sonhava, e agora precisa confiar nas palavras da garota. Os diálogos criados entre eles, e a forma como Jensen conversa com ela, foi o ponto que mais me deixou intrigada, juntamente com as confissões, que me foram me deixando cada vez mais nervosa.
Era exatamente isso que eu queria pra mim. Queria que as pessoas confiassem em mim, apesar de qualquer coisa que tivessem ouvido. E, mas do que isso, que me conhecessem. Não aquilo que pensavam saber a meu respeito. Mas eu de verdade.
Esse livro me fez ganhar uma perspectiva nova sobre as pessoas e sobre cada detalhe que alguém pode estar enfrentando. Todos os dias, alguém está encarando uma batalha, e você não sabe nada à respeito disso. E sabe o que é pior? Existem Hannah's incontáveis ao redor do mundo, e elas só precisavam de alguém pra estar perto, de alguém que dissesse "Ei, é normal se sentir assim de vez em quando, não é errado precisar de ajuda, e ainda assim, está tudo bem". Me fez repensar em como não se importam com os outros e em como não conseguem enxergar quem somos de verdade. Talvez seja tudo sobre começar a aceitar o outro como se é, sobre apoiar o próximo, e sobre dar expectativas bonitas a alguém. Tem Hannah's que ainda podemos salvar, tudo bem?
"Às vezes não tem ninguém em volta para mandar você ficar quieto...
às vezes você só precisa ficar em silêncio quando está completamente sozinho. Como eu, agora, nesse instante. Shh!"
   
Eu prometo que vale cada página, sério, você também vai tirar grandes aprendizados dessa leitura, e eu espero que goste tanto quanto eu, é um dos meus favoritos agora. Ah, e não esquece de assistir as treze fitas lá no Netflix, eu estou na metade, e já estou orgulhosa de todo o trabalho.

Classificação:
Eu li ouvindo:
Happier, Ed Sheeran.
More than gravity, Colin e Caroline (essa está na trilha da série, um amorzinho).
Daughters, John Mayer.
Bad Reputation, Shawn Mendes.

19 comentários:

  1. Oi, Bru!
    Esse livro é o livro da minha vida. Um dos meus favoritos e defenderei eternamente.
    Eu fiquei super feliz com essa adaptação da Netflix porque aborda um tema ainda tabu na sociedade.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do #Sorteio1KSeguidores

    ResponderExcluir
  2. Eu assisti a série e fiquei na bad, aliás, ainda estou. Não sei se vou ler o livro porque esse assunto suicídio me marca tanto :(
    Estou apaixonada por essas fotos.
    Beijos,

    http://lesjoursdemarcela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Bru!
    Acredita que já assisti a série, mas ainda não li o livro?! Mas em breve vou ler, pois com certeza tem mais detalhes que a série.

    Beijos
    construindoestante.blogspot.com.br || Concorra a um vale presente de R$40,00

    ResponderExcluir
  4. Ótima resenha. Vejo todos os dias todo mundo falando sobre a série e só fui saber do que se tratava agora, lendo o seu post. Parece ser muito interessante! Eu não sabia que ela era baseada em um livro.

    www.pausaproretoque.com

    ResponderExcluir
  5. Amei a resenha, eu li esse livro e esperei anos (achava que seria filme) pela série. Foi uma das melhores produções desse ano rs
    Beijos
    http://lolamantovani.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi, Bru!!
    Fiquei bem contente com a repercussão que esse livro teve nas redes sociais depois que foi lançado na Netflix, afinal, um tema que é bastante importante tem que ser discutido. Eu ainda não li, esse livro tá na minha lista de desejados há um tempinho já e eu preferi esperar para ler antes de ver a série. Logo, não conheço nada ainda.
    Muito legal você ter trazido pra cá.

    Primeira vez aqui, adorei seu blog >.<

    Beijinhos :*
    Sankas Books

    ResponderExcluir
  7. Olá, Bru.
    Infelizmente o livro não me agradou tanto. Eu li ele logo depois de um aoutro livro que abordava o mesmo tema e acabei colocando muitas expectativas e acabei me decepcionando. mas recentemente assisti a série e gostei bastante, mais do que do livro hehe. Mas acho que é um livro que todos deveriam ler.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Oi Lindona !
    Já mim recomendaram, doida para ter ele pra mim.
    Tem postagem nova no meu blog, vem conferir !
    Meu Blog: ➥ Plantão da Beleza
    Meu Instagram➥@simarapink
    Meu Canal no Youtube: ➥ Vídeos do Canal
    .¸.•*¨*•►BeijosssssssssSimara Pink ♥♥♥

    ResponderExcluir
  9. Estava vendo muitas pessoas falarem na série, mas não fazia ideia que veio de um livro... Achei incrível !

    https://amebatom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Se a série já tem um grande impacto e mostra muita coisa, devo imaginar como é o livro. Deve ser uma leitura rica mesmo, e cheia de sentimentos..

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  11. A serie foi muuuito fiel ao livro. É a primeira vez que vejo algo da tv conseguindo pegar partes de suma importancia dp livro. Muito bom!
    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá, já vi tantos comentários do livro e da série mais ainda não tive muito vontade de assistir, acredito que vou ler o livro primeiro. Também a maioria das minhas leituras é escutando uma boa musica.

    www.mundofantasticodoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Hey, Bru!
    Ahh, esse livro! Como não tirar algo para si, dessa história tão crua e nua, mas verdadeira e única?
    Realmente muda nossa concepção e percepção de mundo, totalmente! Um livro que todos deveriam ler, e que ajuda muito!
    Mil beijokas - Entre um Livro e Outro

    ResponderExcluir
  14. Não conhecia essa série, aparenta ser maravilhosa.
    Ótima sugestão.
    Beijos.
    http://vinteedoisdemaio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Adorei suas fotos e parabéns pela resenha, está incrível e me deixou msm com vontade de conhecer a história tbm e aprender com ela!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Bru, tudo bem?
    Tenho o livro no Kobo há eras esperando pra ser lido, mas acabei assistindo à série da Netflix primeiro. Apesar das ressalvas que comentei no meu post sobre ela, acho que o tema é importante sim e devemos discuti-lo, e muito!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  17. Não sabia que a série tinha um livro, acredito que a história é ainda mais linda na escrita! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  18. eu nao li o livro, apenas assisti a serie, e adoreiiiii
    Beijos, te espero lá no meu blog ♡♡
    www.paaradateen.com
    www.youtube.com/paaradateen

    ResponderExcluir
  19. Oii!
    Li o livro e assisti a série, ficou maravilhoso e, como sempre, passou uma mensagem muito importante!

    xoxo
    https://ldesaturno.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir